Enquanto matéria prima nobre e multifuncional, a cortiça distingue-se pela sua estrutura e composição química que lhe conferem propriedades únicas:
- Leveza e flutuabilidade, a sua densidade situa-se à volta de 0,24Kg/dm3.
- Impermeabilidade a líquidos e gases, devido à presença de suberina, como tal não apodrece, o que a torna um dos melhores isolantes que existem.
- Elasticidade e Flexibilidade. As membranas celulares da cortiça são altamente flexíveis, tornando-a compressível e elástica. O que permite que após ser submetida a uma pressão, a cortiça regresse à sua forma primitiva, isto deve-se ao facto de o gás dentro das suas células se comprimir reduzindo o seu volume consideravelmente quando pressionado, quando liberta da força exercida, a cortiça readquire a sua forma e o volume originais, não evidenciando sinais de deformação. Característica esta que, entre outras, a tornou indispensável à fabricação de rolhas e de outros vedantes de qualidade.
- Resistência ao uso, fricção e longevidade. A cortiça é extraordinariamente resistente ao desgaste e tem um coeficiente de atrito elevado. Graças à sua morfologia em padrão de favo de mel, é menos afectada pelo impacto ou atrito do que outras superfícies duras.
- Baixa condutibilidade elétrica. 0,074W/mK (0,063 Kcal/mhºC) SIA – 279 coeficiente landa 0,040.
- Baixa condutividade de som e vibração, a cortiça funciona como um corretor acústico, reduzindo o volume de som em média 20 a 30 dB de acordo com a frequência. Isto acontece porque os elementos gasosos que contém estão fechados em pequenos compartimentos impermeáveis e isolados uns dos outros.
- Bom isolante térmico (resistência térmica de -180ºC a 110ºC).
- A cortiça é também um retardador de fogo natural, não faz chama nem expele gases tóxicos durante a sua combustão.
- Possui notável estabilidade química e biológica. É quimicamente inerte e possui propriedades hipoalergénicas, pois como não absorve poeiras, e possui uma constituição inalterável que lhe garante eficiência, não representa um risco para pessoas que sofram de alergias respiratórias.